O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começou nesta segunda-feira (17/10) uma viagem de ônibus pelo interior do país que deve durar três dias. Neste período, Obama vai defender o plano apresentado por ele para incentivar a geração de emprego nos Estados Unidos. Para analistas políticos, a viagem tem características de campanha eleitoral. As eleições presidenciais nos Estados Unidos ocorrem no segundo semestre de 2012 e Obama é candidato à reeleição.
Obama viajará em um ônibus blindado. Até quarta-feira (19), Obama deve percorrer mais de 900 quilômetros a partir de Ashville, uma cidade de médio porte na Carolina do Norte, Leste dos Estados Unidos. A ideia é que ele faça um discurso por dia.
O pacote pró-emprego proposto por Obama prevê US$ 447 bilhões em incentivos a vários setores da economia, principalmente construção civil. Mas as medidas esbarram na oposição dos republicanos no Congresso, que conseguiram impedir a votação do texto enviado pelo governo. No entanto, o presidente norte-americano disse que tentará, individualmente, levar adiante as medidas.
;Durante os eventos públicos realizados todos os dias, o presidente vai desafiar o Congresso para que os parlamentares comecem a trabalham pela adoção de cada elemento do pacote;, disse o porta-voz adjunto da Casa Branca, Josh Earnest.
Os republicanos se opõem ao pacote enviado pelo governo, que pretendia implementar as medidas ainda este ano. A oposição alega que a proposta reúne medidas que beneficiam os mais ricos e as grandes empresas. Atualmente, mais de 9% da população ativa dos Estados Unidos não têm trabalho.
*Com informações da RFI, emissora estatal de rádio da França