Jornal Correio Braziliense

Mundo

Oposição da Libéria participará de segundo turno das eleições

Monróvia - A oposição liberiana participará do segundo turno da eleição presidencial, apesar de ter rejeitado os resultados parciais do primeiro turno, que dão uma grande vantagem à chefe de Estado Ellen Johnson Sirleaf, anunciou uma autoridade.

"Participaremos plenamente do segundo turno, mas não aceitaremos mais nenhum ato de fraude", declarou Marlie Kermu, diretor de campanha de Prince Johnson, terceiro lugar no primeiro turno disputado em 11 de outubro, atrás de Sirleaf e Winston Tubman.

A autoridade assegurou falar em nome de nove partidos que no sábado rejeitaram os resultados parciais do primeiro turno, acusando a Comissão Eleitoral Nacional de fraude em benefício da presidente.

A participação no segundo turno foi confirmada por Winston Tubman, principal rival de Ellen Johnson Sirleaf, prêmio Nobel da Paz em 2011.

Segundo os últimos resultados parciais do primeiro turno, após a contagem de 71,1% dos votos, a presidente Johnson Sirleaf liderava com 44,6% dos votos, muito à frente de Winston Tubman (31,4%) e do ex-chefe de guerra Prince Johnson (11,2%).

O diretor de campanha de Sirleaf reconheceu no sábado que a presidente não obterá maioria absoluta (50% mais um) necessária para vencer no primeiro turno.