Washington - A equipe do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira (13/10)que superou seus objetivos de financiamento no terceiro trimestre para a eleição presidencial de 2012, com mais de 70 milhões de dólares arrecadados para a campanha e para o Partido Democrata.
"Superamos nosso objetivo de 55 milhões de dólares entre as duas organizações. É um grande trabalho", expressou o chefe de campanha de Obama, Jim Messina, em um e-mail.
"E tudo o que ocorreu neste verão, quando o presidente estava ocupado fazendo o trabalho para o qual foi eleito, fez com que precisássemos cancelar várias reuniões de arrecadação de fundos e pedir para todos fazerem um esforço (financeiro) adicional", disse Messina.
Obama permaneceu durante todo o mês de julho em Washington para participar das duras negociações sobre a ampliação do limite da dívida e sobre a redução do déficit com o Congresso, onde precisa lidar com a forte oposição republicana.
Messina ressaltou a importância dos pequenos doadores, e disse que 606.027 pessoas contribuíram para a campanha no terceiro trimestre.
O resultado do verão (hemisfério norte), no entanto, é inferior ao do segundo trimestre, quando Obama arrecadou 86 milhões de dólares para sua campanha e seu partido, superando também o objetivo oficial de 60 milhões de dólares.
Obama anunciou no início de abril que se candidatará a um segundo mandato de quatro anos. Desde então, multiplicou as viagens aos estados estratégicos para atos públicos e frequenta assiduamente as sessões de arrecadação de fundos, de Nova York à Flórida (sudeste), passando pela Califórnia (oeste).