Nicósia- A produção petrolífera na Líbia já superou os 350.000 barris diários (bd), apesar dos combates para expulsar os últimos fiéis do líder líbio deposto Muamar Kadafi em seus redutos, informou nesta sexta-feira (7/10) a revista Middle East Economic Survey (MEES).
No campo de petróleo de Abu Attifel (leste), que recuperou suas atividades em setembro, a produção se elevou para 70.000 bd, segundo a revista com sede na Nicósia.
No início de outubro, os campos de Ocidental e Zueitina (leste) retomaram a produção com 21.000 bd, número abaixo da produção da plataforma off-shore de Al-Jurf, com 41.000 bd.
A produção do campo de Sarir "está estimada em 200.000 bd e as atividades também foram retomadas nos campos de Mesla e Nafura", acrescentou o informe.
Antes do início, em meados de fevereiro, da revolta contra Muamar Kadhafi, que se transformou em uma guerra civil, a Líbia, membro da Organização de Países Produtores de Petróleo (Opep), produzia 1,6 bilhão de bd de petróleo cru, uma atividade que praticamente parou até o recomeço da produção nos primeiros campos no dia 12 de setembro.