Moscou - A mulher de Andrei Sanikov, político de oposição em Belarus e que foi candidato à presidência, apelou às esposas do presidente e do primeiro-ministro russos, Dmitri Medvedev e Vladimir Putin, afirmando que a vida de seu marido está em perigo, em uma carta aberta publicada nesta segunda-feira (3/10).
"A situação é crítica. Os serviços especiais de Belarus fazem todo o possível para me deixar viúva e para que nosso filho (de 4 anos) fique órfão", escreveu Irina Jalip na carta dirigida a Svetlana Medvedeva e Liudmila Putina.
"Suplico que convençam vossos maridos para que façam todo o possível para impedir a morte de meu marido e exigir do presidente (Alexander) Lukachenko que o liberte, assim como outros prisioneiros políticos", escreveu na carta publicada no jornal de oposição russo Novaya Gazeta.
Irina Jalip enviou cartas similares às esposas dos presidentes francês, americano e polonês, além do primeiro-ministro britânico.
Andrei Sanikov, de 57 anos, principal rival de Lukachenko na eleição de 2010, foi condenado em maio a cinco anos de prisão por "organização de distúrbios" e por ter questionado a reeleição do chefe de Estado.