Jornal Correio Braziliense

Mundo

Francesa é sequestrada no Quênia e levada para a Somália

Lamu - Uma cidadã francesa foi sequestrada na noite de sexta-feira para sábado (1;/10) no arquipélago turístico de Lamu, no leste de Quênia, por dez homens armados. Alguns deles teriam sido feridos após tiroteio com o exécito, mas o grupo teria conseguido fugir para a Somália.

O sequestro foi confirmado por volta das 22h00 (horário de Brasília) pelo Ministério das Relações Exteriores da França.

A cidadã francesa, que se chama Marie Dedieu, de acordo com as autoridades locais, costuma passar boa parte do ano no arquipélago. Aos 66 anos, ela usa cadeira de rodas para se deslocar, mas o aparelho não foi levado pelos sequestradores. A mulher foi sequestrada enquanto estava hospedada no bangalô de um resort.

O governo queniano suspeita de rebeldes da milícia islâmica Al-Shabab, que controlam boa parte do sul da Somália.

Este é o segundo sequestro de estrangeiro na região em menos de um mês, após a turista britânica Judith Tebbutt, que teria sido levada para a Somália por piratas que teriam matado seu marido na noite em que foi capturada.

"As forças de segurança perseguiram os sequestradores, que se deslocavam na direção de Ras Kamboni", cidade do sul da Somália, a bordo de um barco, explicou o governo queniano.

"Durante um tiroteio com a Marinha queniana, diversos sequestradores foram feridos, mas o grupo conseguiu entrar em Ras Kamboni", completou.