Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cidade do Alabama estuda comutar penas leves por culto religioso

MIAMI - As autoridades do Alabama estudam a forma de implementar uma proposta para presos por crimes leves de forma a comutar a pena por frequentar regularmente cultos religiosos, entre outras alternativas que causaram incômodo a líderes civis neste estado do sudeste dos Estados Unidos.

O programa, impulsionado pelo departamento de polícia da cidade de Bay Minette, no Alabama, se chama "Restauremos nossa comunidade" e oferece àqueles delinquentes que cumprem penas por crimes menores a trocar a cela por frequentar semanalmente ao templo de sua religião, destacou um comunicado obtido pela AFP.

A frequência aos templos religiosos seria supervisionada pela polícia local ou autoridades competentes.

O programa devia começar a ser aplicado esta semana, mas foi adiado devido ao incômodo provocado entre alguns líderes sociais, entre eles a União de Direitos Civis (ACLU).

Para esta organização, a proposta é uma violação "flagrante" à Constitução dos Estados Unidos, que estabelece a separação entre Estado e Igreja.

"É bom saber que estão adiando a proposta", disse a diretora executiva da ACLU Alabama, Olivia Turner, ao portal online .

"Nunca se obrigará nenhum dos participantes a aderir a quaisquer das opções que o programa inclui com o componente da fé", explicou o Departamento de Polícia em um comunicado.

Por enquanto, as autoridades não querem dar declarações à imprensa sobre o tema "até que não se tenha completado a revisão do programa", informaram, após destacar que a prefeitura de Bay Minette pedirá à promotoria geral do Alabama para revisar a polêmica proposta.