Jornal Correio Braziliense

Mundo

Parada Gay e outras manifestações são proibidas em Belgrado

BELGRADO - A Parada Gay prevista para este domingo e as contramanifestações anunciadas neste fim de semana em Belgrado foram proibidas, anunciou nesta sexta-feira o vice-primeiro-ministro e ministro sérvio do Interior, Ivica Dacic, à rede de televisão B92, invocando razões de segurança.

"Proibimos qualquer congregação neste fim de semana, nos dias 1 e 2 de outubro. A polícia impedirá qualquer manifestação por todos os meios", declarou o ministro.

"Não são proibidos por sua natureza, mas para impedir que a ordem e a paz pública sejam ameaçados", acrescentou. "Não há dilema... É claro que os riscos são altos", acrescentou Dacic, antes de ressaltar: "a decisão é definitiva e irrevogável".

A Parada Gay seria realizada neste domingo no centro de Belgrado. Grandes confrontos ocorreram no fim do evento do ano passado, opondo as forças de ordem e militantes ultranacionalistas, assim como torcedores de futebol.

Cento e cinquenta pessoas ficaram feridas, a maioria policiais. Os mesmos ultranacionalistas anunciaram sua intenção de organizar neste fim de semana manifestações em oposição à Parada Gay.