Jornal Correio Braziliense

Mundo

Veredicto do processo de Yulia Timoshenko será anunciado em 11 de outubro

Kiev - O veredicto do processo por abuso de poder contra a opositora e ex-primeira-ministra ucraniana, Yulia Timoshenko, que teve sete anos de prisão pedido pela promotoria, será anunciado em 11 de outubro, informou nesta sexta-feira (30/9) o tribunal.

Na véspera, Timoshenko, principal figura da chamada Revolução Laranja, denunciou na véspera que seu processo é um "caso clássico de linchamento político". "Todo esta questão foi falsificada. Não há nenhuma prova de que eu seja culpada", declarou.

O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, por sua vez, afirmou estar preocupado com o processo de Timoshenko, classificando-o de "caso grave", que pode ter consequências sobre as atuais negociações comerciais com Kiev.

"Expressamos nossa preocupação em relação à sorte reservada à ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko e rejeitamos qualquer eventual utilização seletiva do código penal contra membros da antiga administração ucraniana", declarou Van Rompuy ao final de uma cúpula entre os países da UE e seis Estados da ex-URSS, entre eles a Ucrânia.