Damasco - O embaixador dos Estados Unidos em Damasco, Robert Ford, foi vaiado nesta quinta-feira (19/9) por manifestantes leais ao regime que tentaram agredi-lo durante sua chegada ao escritório de um opositor, segundo este último.
O opositor, Hassan Abdelazim, afirmou que "cerca de cem manifestantes" tentaram entrar em seu escritório em Damasco quando Ford chegava.
"Protestaram na rua na entrada do edifício. Tentaram arrombar a porta de meu escritório, mas não conseguiram", acrescentou. "Quando o embaixador entrou no escritório, às 11 horas (05h de Braília), ouvimos um ruído lá fora e as palavras de ordem hostis. Os manifestantes tentaram tomar o escritório", completou Abdelazim.
Ford ainda estava no escritório de Abdelazim duas horas mais tarde à espera da chegada das forças de ordem para sair sob sua proteção, acrescentou Abdelazim.
Em Washington, o departamento de Estado mencionou uma tentativa de agressão do embaixador e de seus colaboradores por "uma multidão violenta", que danificou "gravemente os veículos durante sua passagem".
Segundo o porta-voz Mark Toner, "os oficiais de segurança sírios terminaram por ajudar a controlar o regresso do embaixador e de seus colaboradores" à embaixada, onde os diplomatas estão "seguros".