Jornal Correio Braziliense

Mundo

Grupo radical curdo assume autoria de atentado que matou três em Ancara

Ancara - Um grupo curdo armado, os Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), reivindicou nesta quinta-feira (22/9) a autoria de um atentado que deixou três mortos e quinze feridos na terça-feira no centro de Ancara.

Em uma mensagem eletrônica enviada à agência de notícias pró-curdos Firat News, esta organização ameaça atacar as metrópoles turcas, afirmando que o atentado praticado na capital turca "é apenas o início".

"As metrópoles turcas serão nosso campo de batalha. O ataque de Kizilay (centro de Ancara) é apenas o início", ressalta esta organização.

[SAIBAMAIS]O atentado que atingiu na terça-feira de manhã o bairro financeiro de Kizilay foi atribuído pelas autoridades turcas aos rebeldes separatistas curdos.

Os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que efetua ações armadas há 27 anos, praticaram ataques como esse nas grandes cidades turcas.

O ala militar do PKK havia negado na quarta-feira qualquer envolvimento.

Segundo as autoridades turcas, o TAK serve de testa de ferro para o PKK quando este grupo comete atentados que podem causar a desaprovação popular, principalmente quando civis são mortos.

O PKK alega que o TAK é formado por elementos fora de controle, que deixaram suas fileiras.