Paris - A promotoria de Paris pediu nesta terça-feira (20/9) que o ex-presidente francês Jacques Chirac, ausente do processo por motivos de saúde, seja absolvido no julgamento pela criação de empregos fantasmas quando era prefeito da capital (1977-1995).
O promotor Michel Maes pediu a absolvição de todos os acusados, Chirac e outros nove, de participar em um esquema destinado a "servir aos interesses e ambições" políticas do ex-presidente usando dinheiro público.
O julgamento contra Chirac, de 78 anos, por suposta corrupção, aberto em 5 de setembro sem a presença do ex-chefe de Estado, que segundo um boletim médico não tem mais plena capacidade de comparecer a umtribunal, deve terminar na sexta-feira.
Dois casos similares foram reunidos para este julgamento: um deles diz respeito a 21 empregos fantasmas entre outubro de 1992 e maio de 1995 para "encarregados de missão" pagos pela prefeitura parisiense.
O segundo aborda sete empregos fantasmas que favoreceram o RPR (partido antecessor da UMP de Nicolas Sarkozy) entre 1990 e 1994.