CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que em junho descobriu ter câncer, anunciou nesta sexta-feira que provavelmente se submeterá no próximo domingo a uma quarta fase de quimioterapia, que deverá ser a última antes de sua "plena recuperação".
"O mais provável (é que) no domingo comece meu quarto ciclo de quimioterapia, certamente será o último, para logo passar a outra etapa da plena recuperação da doença que me acometeu", disse Chávez por telefone ao canal estatal VTV. "Sairei dessa", prometeu otimista o presidente.
Chávez foi submetido a uma cirurgia em 20 de junho para a retirada de um tumor maligno em Havana, onde também recebeu os dois primeiros tratamentos de quimioterapia, em julho e agosto, e em 2 de setembro concluiu no hospital militar de Caracas sua terceira fase.
O presidente, no poder desde 1999, afirmou nesta semana que estará plenamente recuperado para ser anfitrião da Celac, prevista para 2 e 3 de dezembro em Caracas. O evento, que marcará o nascimento da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), estava previsto inicialmente para julho, mas foi adiado após o diagnóstico de câncer de Chávez.
O presidente, que pretende se reeleger para um terceiro mandato nas eleições presidenciais de 7 de outubro de 2012, não divulgou o tipo de câncer que tem.