Jornal Correio Braziliense

Mundo

Conselho de Segurança vota pedido de liberação dos ativos líbios

Nova York - A Grã-Bretanha apresentou nessa quinta-feira (15/9) uma resolução pedindo a liberação dos ativos da Líbia e o fim do embargo de armas impostos pelo Conselho de Segurança da ONU ao antigo regime líbio, do coronel Muamar Kadafi.

A resolução, que deve ser votada já nesta sexta-feira, criará ainda uma missão da ONU para ajudar o governo interino da Líbia a organizar eleições e redigir uma nova Constituição, informaram diplomatas nas Nações Unidas.
[SAIBAMAIS]
Após negociações entre os 15 membros do Conselho, disposições foram agregadas ao projeto original, dando ênfase aos direitos humanos, à necessidade de envolver as mulheres na tomada de decisões e à proteção dos imigrantes africanos que são alvo de ataques no país.

"Há amplo acordo agora sobre o projeto. Todos concordam em que o Conselho de Segurança precisa fazer algo rapidamente para o povo da Líbia", revelou um diplomata ocidental, que pediu para não ser identificado.

A resolução celebra o "progresso da situação" na Líbia e destaca a determinação do Conselho em garantir que bilhões de dólares em ativos congelados em fevereiro e março passados sejam liberados "assim que possível e postos à disposição para o benefício do povo da Líbia".