Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mais norte-americanos recorrem ao governo para pedir auxílio-desemprego

A busca por auxílio-desemprego nos Estados Unidos aumentou em mais de 2 mil pedidos da última semana de agosto até a semana passada. O Departamento do Trabalho norte-americano informou nesta quinta-feira (8/9) que 414.750 mil trabalhadores desempregados recorreram ao governo, no período, para receber o auxílio.

O departamento registra um total de 3, 73 milhões de pedidos até a primeira semana de setembro. O relatório foi divulgado hoje, poucas horas antes de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciar um pacote de medidas para estimular a economia nacional e o mercado de trabalho, impondo cortes de despesas públicas e aumento de impostos.

O pacote preparado pela equipe econômica do governo será anunciado à noite, durante sessão do Congresso norte-americano, e deve reunir propostas que totalizam cerca de US$ 300 bilhões. A iniciativa ocorre no período que o governo dos Estados Unidos vive os impactos da crise econômica mundial.

O país registra uma das taxas mais elevadas de desemprego já identificadas - 9,1%, cerca de 14 milhões de desempregados.