Jornal Correio Braziliense

Mundo

Níger admite presença de membros do regime líbio, mas nega ida de Kadafi

O ministro das Relações Exteriores do Níger, Mohamed Bazoum, confirmou hoje (7) que membros do regime líbio conseguiram se refugiar em seu país, mas negou que o coronel Muamar Kadafi esteja em território nigerino.

Segundo o ministro, "cerca de 20" integrantes do regime líbio conseguiram se refugiar na capital nigerina, Niamei, estão "sob controle" do governo local, serão tratados de acordo com leis internacionais de refúgio e terão a liberdade de ir embora se quiserem.

Como a fronteira desértica entre a Líbia e o Níger não pode ser fechada, "não é impossível que líbios cruzem como refugiados", disse o chanceler. "Mas não é verdade que Kadafi tenha tentado vir ou tenha vindo para cá", ressaltou.

Um comboio com cerca de 50 veículos líbios fortemente armados foi visto no Níger ontem (6). Membros da oposição a Kadafi na Líbia acreditam que o comboio carregava dinheiro e ouro do regime, além de combatentes de etnia tuaregue recrutados pelo líder líbio.

Há relatos de que o chefe de segurança de Kadafi, Mansour Daw, esteja abrigado no Níger, tendo entrado em um comboio que chegou ao país no último domingo (4). Já a mulher do líder líbio, dois de seus filhos e sua filha se refugiaram na Argélia, na semana passada.