Jornal Correio Braziliense

Mundo

Central nuclear iraniana de Busher é conectada à rede nacional

TEHERÁN - A central nuclear iraniana construída pela Rússia em Busher (sul) foi conectada à rede elétrica nacional, anunciou neste domingo o porta-voz da agência nuclear iraniana.

Citado pelo canal de televisão em árabe Al Alam, Hamid Jadem Qaemi, porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), informou que a central, de uma capacidade de 1.000 megawatts (mw), produz no momento apenas 60 mw porque está em período de testes, mas aumentará sua potência progressivamente até alcançar 400 mw no dia 12 de setembro.

"A central foi conectada à rede nacional neste sábado às 23H29 (15H59 de Brasília)", afirmou Jadem Qaemi. Ele acrescentou que será realizada uma cerimônia oficial no dia 12 de setembro, quando a central alcançar a potência de 400 mw.

O reator começou a funcionar em novembro de 2010, mas problemas técnicos provocaram diversos atrasos na sua implementação.

Busher é o símbolo da adesão do Irã à energia nuclear, e a usina foi inaugurada com grande alarde pelas autoridades, após 35 anos de esforços.