Jornal Correio Braziliense

Mundo

Avião militar chileno desaparece com 21 pessoas a bordo

Santiago - Um avião da Força Aérea do Chile (FACH) com 21 pessoas a bordo desapareceu nesta sexta-feira (2/9) quando seguia para o arquipélago Juan Fernández, no sul do Pacífico, a 670 km do continente, informaram as autoridades. Ele perdeu contato pelo rádio quando se aproximava da ilha, disse a FACH em comunicado, acrescentando "as ações de busca" já foram iniciadas.

Entre os passageiros do aparelho está Felipe Camiroaga, conhecida figura da TV chilena, informou a FACH. O ministro da Defesa, Andrés Allamand, explicou que o avião, um Casa 212, tentou pousar na ilha em duas ocasiões "sem sucesso, e depois perdeu contato, sendo considerado desaparecido". "Devo esclarecer que o cenário que enfrentamos é particularmente adverso", disse Allamand, acrescentando que foi deflagrada uma vasta operação de busca, por ar e mar.

O avião partiu de Santiago com três tripulantes e 18 passageiros a bordo, incluindo uma equipe do canal estatal TVN, sob o comando de Felipe Camiroaga.

A equipe de TV realizaria uma reportagem sobre a reconstrução da vila do arquipélago destruída pelo tsunami provocado pelo terremoto de 27 de fevereiro de 2010. O prefeito da ilha, Leopoldo González, disse ao TVN que foram encontrados "destroços no mar".