Jornal Correio Braziliense

Mundo

Terremoto de 7,1 graus sacode o Alasca, com alerta de tsunami local

Washington - O incomum terremoto de agosto na costa leste dos Estados Unidos fez com que a metade dos contêineres de resíduos radioativos de uma central nuclear se deslocassem vários centímetros, embora não tenham sido danificados, afirmaram nesta quinta-feira (1/9) os responsáveis pela usina.

Dos 53 contêineres gigantes com dejetos da usina nuclear de North Anna, no centro da Virgínia e perto do epicentro do tremor de 23 de agosto, 27 se moveram, de acordo com a Dominion, a empresa que administra a instalação.

A North Anna está situada 150 km ao sul de Washington. O terremoto de 5,8 graus na escala de magnitude momento (a utilizada nos EUA) teve seu epicentro na cidade de Mineral, na Virgínia, 134 km a sudeste da capital americana.

As distâncias percorridas pelos depósitos, que contêm urânio empobrecido ou residual, foram de 2,5 a 11,4 centímetros, disse o porta-voz da companhia Richar Zuercher.

"Comprovamos e os contêineres estão intactos", assegurou Zuercher, acrescentando que o surpreendente movimento telúrico causou apenas "fissuras superficiais" em alguns edifícios de escritórios e que a central é capaz de resistir a terremotos de 6,2 graus de magnitude.