Trípoli - O ex-homem forte da Líbia, coronel Muamar Kadafi, afirmou nesta quinta-feira (1/9) que utilizará a "guerrilha" para combater os rebeldes no poder e "expulsar os colonizadores", em uma mensagem de áudio difundida pelo canal de TV Arrai. Ele declarou Sirte, sua cidade natal, a nova capital do país.
[SAIBAMAIS]"Estejam preparados para uma guerra de guerrilha, uma guerra urbana, para a resistência popular em cada cidade (...) para vencer o inimigo em todos os locais", disse Kadafi com voz tranquila e sossegada, sem o tradicional tom incendiário de seus discursos.
"O objetivo é matar o inimigo onde esteja, seja líbio ou estrangeiro", revelou Kadafi, que convocou o povo líbio "à resistência, a uma longa guerra que nos foi imposta", disse.
Na mesma mensagem, Kadafi acusou os países que participam da operação militar contra ele de "querer colonizar a Líbia e meter a mão nos recursos petroleiros e hídricos" do país.
"Não permitiremos jamais que nossos poços e nossos portos fiquem sob controle (externo), nossa resistência vai se amplificar".