LOS ANGELES - Um excursionista de 59 anos morreu atacado por um urso no parque nacional Yellowstone, noroeste dos Estados Unidos, confirmaram guardas florestais nesta segunda-feira.
O corpo de John Wallace, que viajava sozinho e tinha montado seu acampamento no parque de 9.000 quilômetros quadrados no Wyoming (noroeste), na quarta-feira passada, foi encontrado por outros excursionistas na sexta-feira, informaram as autoridades de Yellowstone em um comunicado.
Os guardas florestais notaram na sexta-feira sinais de atividade de um urso pardo no acampamento e "os resultados de uma autópsia feita no domingo à tarde concluíram que Wallace morreu por causa dos ferimentos traumáticos provocados pelo ataque de um urso".
No começo de julho, um homem de 57 anos que acampava com a esposa também morreu atacado por um urso em Yellowstone. No entanto, segundo informações do próprio parque à AFP, este tipo de ataque é muito raro e a última vítima fatal, anterior às duas deste ano, remontava a 1986.
O parque nacional, que recebeu 3,6 milhões de visitantes no ano passado, tem uma população de 500 a 650 ursos negros e de 280 a 610 de ursos pardos, além de outros mamíferos como coiotes, lobos cinzentos, raposas, linces e pumas.
O parque recomenda aos visitantes que, em caso de ocorrer um encontro próximo com um urso, não corram e não tentem subir em uma árvore, mas deitem lentamente de bruços e permaneçam sem se mover e em silêncio, com as mãos na nuca.