Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ataques da aviação turca no Iraque matou 160 curdos em quatro dias

Istambul - A aviação turca realizou novos ataques entre quinta-feira e domingo no norte do Iraque contra bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), deixando 160 mortos entre os rebeldes curdos, anunciou nesta segunda-feira (29/8) o exército da Turquia em um comunicado.

"Os aviões da força aérea turca realizaram 21 saídas e alcançaram com sucesso alvos da organização separatista terrorista nas regiões de Zap e de Gara, entre 25 e 28 de agosto", segundo o comunicado publicado no site das forças armadas.

"O número de separatistas curdos do PKK mortos nestas incursões é de 145 a 160, e há mais de 100 feridos", acrescentou o exército.

Do outro lado, "38 alvos foram intensamente bombardeados pela artilharia em coordenação com a operação aérea dos últimos quatro dias", prossegue o comunicado.

Ancara ordenou a retomada destes bombardeios no dia 17 de agosto em reação a um ataque dos rebeldes curdos na Turquia, perto da fronteira iraquiana, que custou a vida de nove membros das forças de segurança.