Jornal Correio Braziliense

Mundo

Furacão Irene deixa 12 mil linhas telefônicas inoperantes nos EUA

NOVA YORK - Em torno de 12.000 linhas telefônicas ficaram sem serviço nos estados de Carolina do Norte e Virgínia, na costa leste dos Estados Unidos, devido ao furacão Irene, informou neste sábado (27/8) a Comissão Federal de Comunicações (FCC, da sigla em inglês).

Nenhum centro de recepção de chamadas de emergência foi afetado, nem os sistemas de difusão de rádio e TV, declarou James Barnett, funcionário da FCC, em teleconferência.

No entanto, cerca de 130 repetidores para telefonia celular estão fora de serviço, principalmente na Carolina do Sul, e cerca de 5.000 casas ficaram sem sinal de cabo.

O órgão encarregado das telecomunicações nos Estados Unidos mobilizou quatro equipes na costa leste para controlar os danos provocados pelo furacão nos sistemas de comunicação, mas "não existe nenhuma forma de impedir que os sistemas sejam afetados durante tempestades dessa intensidade", completou Barnett.

O furacão Irene chegou neste sábado à costa leste dos Estados Unidos, na altura da Carolina do Norte, seguindo seu rumo ao norte e causando a morte de três pessoas. Entretanto, centenas de milhares de americanos deixaram suas casas.