Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cinquenta corpos carbonizados encontrados em base militar perto de Trípoli



TRÍPOLI -
Os corpos carbonizados de 50 pessoas foram encontrados em uma prisão improvisada em uma base militar ao sul de Trípoli e abandonada neste sábado pelas forças leais ao coronel Muamar Kadafi, constatou um correspondente da AFP.

Os moradores da área encontraram os corpos depois que os rebeldes assumiram o controle da base da 32; Brigada, comandada por Khamis, um dos filhos de Kadafi, ainda em paradeiro desconhecido, no distrito de Salahedin. "Estou comovido, jamais imaginei que veria uma coisa assim na Líbia", declarou o médico Salim Rajub, testemunha da descoberta macabra.

Ele especulou se os corpos não seriam de vítimas de um massacre executado na terça-feira passada. "Em 23 de agosto, antes da ruptura do jejum (do Ramadã, ao anoitecer) escutamos disparos e gritos de socorro de pessoas, mas havia francoatiradores e ninguém conseguiu se aproximar", contou o médico. "Estes homens foram assassinados com fuzis e granadas, e depois foram queimados", completou.

Segundo os vizinhos o número de corpos encontrados varia de 50 a 53. A base da 32; Brigada foi tomada neste sábado pelos rebeldes após um bombardeio da Otan.