NOVA YORK - Os aeroportos de Nova York serão fechados a partir do meio-dia deste sábado (13h00 Brasília) para todos os pousos devido à aproximação do furacão Irene, informaram nesta sexta-feira as autoridades aeroportuárias.
A decisão afetará os aeroportos de La Guardia, John F. Kennedy International e Newark, revelou o porta-voz da autoridade aeroportuária de Nova York e Nova Jersey. "Apenas as chegadas serão suspensas", disse Steve Coleman, admitindo que a medida afetará "milhares de voos". As partidas estão autorizadas, mas a maior parte das empresas aéreas já cancelou seus voos.
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, determinou uma evacuação sem precedentes nesta sexta-feira, que inclui a paralisação do metrô, enquanto milhões de americanos esperam a chegada de Irene, atualmente diante da costa sudeste dos EUA, com ventos de 160 km/h, na categoria dois da escala Saffir-Simpson (1 a 5).
Às 24H GMT (21H Brasília), o centro do furacão estava sobre o Atlântico diante da costa de Savannah, na Geórgia, 380 km a sudoeste do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, se deslocando a uma velocidade de 22 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), em Miami.
Em seu avanço em direção à costa leste, Irene deve perder força e, inclusive, passar a categoria um da escala Saffir-Simpson, mas ainda poderá causar sérios danos a Nova York.