Nova York - As autoridades americanas e europeias certificaram o avião de longo alcance 787 "Dreamliner" da Boeing, anunciou nesta sexta-feira (26/8) o construtor aeronáutico americano.
A companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) havia afirmado mais cedo que tomará posse oficialmente no dia 25 de setembro da primeira aeronave deste tipo, com mais de três anos de atraso em relação ao calendário oficial.
O construtor recebeu a aprovação da Administração federal da aviação dos Estados Unidos (FAA) e da Agência europeia de segurança aérea (EASA), indicando que a aeronave se ajusta a toda a regulamentação vigente, ressalta o comunicado da Boeing.
"A certificação é uma etapa que valida o que prometemos ao mundo desde que começamos a falar desta aeronave", comentou o presidente executivo Jim Albaugh, citado no comunicado.
O aparelho será entregue nos Estados Unidos, onde foi montado, e depois levado a Tóquio, onde, de acordo com as previsões, deve chegar no dia 28 de setembro, anunciaram as duas companhias em um comunicado conjunto.
A ANA foi a primeira companhia a encomendar o 787, em abril de 2004. Primeiro fez um pedido de 50 unidades, acrescentando posteriomente mais cinco aeronaves.