Raleigh - A Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos, decretou estado de emergência nesta quinta-feira (25/8) diante da proximidade do poderoso furacão Irene, que obrigou um condado a emitir uma ordem de evacuação obrigatória para milhares de residentes.
A governadora deste estado, Bev Perdue, declarou formalmente o estado de emergência, que concede poderes especiais às agências do governo para "promover e garantir a proteção da população".
[SAIBAMAIS]No condado costeiro de Dare, as autoridades locais ordenaram a evacuação obrigatória pedindo a todos os residentes que se dirigissem a dois refúgios às 08h (09h de Brasília) de quinta-feira. O condado começou a supervisão da saída dos visitantes e das pessoas com necessidades especiais.
Mais de 180 mil pessoas estão envolvidas nestas ordens de evacuação no condado de Dare, que conta com uma população muito maior no verão, disse a funcionária Kelly Davis.
"A evacuação obrigatória significa que aconselhamos com firmeza a abandonar o lugar. Se em algum moomento alguém precisar de resposta das equipes emergência, elas não vão estar disponíveis", esclareceu Davis.
"Se alguém optar por permanecer, nós não podemos emitir uma citação por crime, mas eles mesmos estão deixando a porta aberta para as condições extremas", acrescentou.
O furacão Irene se dirigia nesta quinta-feira em direção ao noroeste das Bahamas, após varrer o sudeste deste arquipélago.