Jornal Correio Braziliense

Mundo

'Transição começa imediatamente', diz o número dois da revolução na Líbia

DOHA - "A transição começa imediatamente" para a construção de uma "Nova Líbia", anunciou nesta terça-feira à noite o número dois da rebelião, Mahmud Jibril, no momento em que os rebeldes tomavam em Trípoli o controle do QG de Muamar Kadhafi, que ainda não foi encontrado.

"A transição começa imediatamente", declarou Jibril em Doha. Ele dirige o Executivo da rebelião e é o número dois do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político dos rebeldes. "Construímos agora uma Nova Líbia, com todos os líbios como irmãos por uma nação unida, civil e democrática", acrescentou Jibril. "Haverá uma primeira eleição constitucional, mas devemos ser dignos da revolução e construir um novo país", completou.

O CNT foi oficialmente criado em 27 de fevereiro em Benghazi (leste), nos dias posteriores ao início da revolta popular contra o regime do coronel Muamar Kadhafi.

A "declaração constitucional", última parte do plano elaborado pelos rebeldes tendo em vista a queda do coronel Muamar Kadhafi, prevê desde a transferência do CNT de Benghazi a Trípoli, e depois a nomeação, em um prazo máximo de 30 dias, de um gabinete executivo temporário ou governo interino, encarregado de controlar os assuntos do país.