Jornal Correio Braziliense

Mundo

Oposição síria cria coalizão para obter a queda de Bashar al-Assad

Nicosia - A oposição ao presidente sírio Bashar al-Assad anunciou nesta sexta-feira (19/8) a criação de uma coalizão que tentará obter a queda do regime e a democratização do país.

A coalizão, batizada de "instância geral da revolução síria", informa em um comunicado que tentará "estreitar os laços" dentro da oposição e "obter a queda do regime de Bashar al-Assad e estabelecer um Estado democrático, baseado no direito e em instituições que garantam a liberdade, a igualdade de todos os cidadãos e o respeito aos direitos humanos".

A instância, que reúne 44 grupos e comitês de coordenação que lideram há cinco meses a mobilização contra o regime de Assad, considera "urgente unificar a ação dos revolucionários no plano político, midiático e no campo de batalha para obter a queda do regime e de suas instituições repressivas".

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seus aliados ocidentais pediram pela primeira vez na quinta-feira a saída de Assad e reforçaram as sanções contra o regime.

Funcionários da ONU afirmaram na quinta-feira em uma reunião do Conselho de Segurança que as forças sírias mataram mais de 2.000 manifestantes.