Jornal Correio Braziliense

Mundo

Talibãs atacam British Council em Cabul e deixam pelo menos três mortos

Cabul - A sede do British Council, agência internacional britânica para temas culturais e de educação, era alvo de um ataque dos ;mujahedines; talibãs na manhã desta sexta-feira (19/8), em Cabul, informaram à AFP as autoridades locais. Ao menos três pessoas morreram no ataque suicida, ainda em andamento, revelou à AFP o chefe da polícia criminal afegã, Mohamed Zahir.

"Posso confirmar que há três mortos e cinco ou seis feridos", disse Zahir, que não informou a nacionalidade das vítimas ou se eram civis ou membros das forças de segurança.

O prédio do British Council foi sacudido por duas violentas explosões às 5h45 local, e por volta das 7h30 (0h Brasília) ainda era palco de disparos e de uma terceira detonação.

O ataque foi confirmado por um porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da Otan, major Jason Waggoner: "houve explosões no British Council e no momento estamos reunindo os elementos". Um porta-voz dos talibãs, Zabidula Mujahid, confirmou à AFP que o ataque era realizado por "mujahedines".

Mujahid revelou que o objetivo do ataque é o consulado britânico e um anexo da ONU: "os mujahedines talibãs tomaram os dois complexos de assalto e mantêm intensos combates com a polícia afegã". "Hoje (sexta) é o aniversário de nossa independência, obtida dos britânicos há 92 anos. O ataque é para lembrar este dia. Os britânicos invadiram outra vez nosso país", declarou Mujahid.

De fato, na sexta-feira se comemora o aniversário da independência do Afeganistão, obtida em 1919. O porta-voz da Missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), Dan McNorton, desmentiu que qualquer prédio da ONU esteja sob ataque. A embaixada britânica em Cabul não comentou o incidente.