Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rejeitada apelação de ex-soldado dos EUA acusado de assassinato no Iraque

CHICAGO - Um ex-soldado do exército dos Estados Unidos que cumpre cadeia perpétua por estupro em grupo e pelo assassinato de uma jovem iraquiana, assim como pela morte da família dela, teve sua apelação rejeitada nesta terça-feira, segundo documentos do tribunal encarregado do caso.

Steven Green, considerado o líder do grupo responsável pela tragédia de março de 2006, foi julgado em um tribunal civil depois de o Exército ter dado baixa a ele devido a um "distúrbio de personalidade" antes de sua participação no crime ter vindo à tona.

Outros três soldados receberam prisão perpétua por um tribunal militar pelo ataque, que foi organizado durante uma rodada de uísque e de jogo de cartas em um posto de controle de trânsito em Mahmudiya, ao sul de Bagdá.

Diferentemente de Green, que não tem possibilidade de liberdade condicional, eles podem ficar livres em 10 anos por sua participação no estupro e morte da jovem de 14 anos Abeer al Janabi e pelo assassinato da mãe dela, além de pai e irmã de seis anos.