VARSÓVIA - Um trem de passageiros descarrilou nesta sexta-feira no centro da Polônia deixando um morto e 56 feridos, segundo o último balanço divulgado pelo primeiro-ministro, Donald Tusk, que se dirigiu ao local do acidente. "Temos a confirmação de que uma pessoa morreu", anunciou Tusk ao canal de televisão TVN24 nesta sexta-feira.
Anteriormente, os serviços de emergência do país tinham anunciado a cifra de quatro mortos. "Felizmente, o balanço de mortos não é tão elevado como se pensava a princípio", completou o premier, que informou que seis dos 56 feridos estão em estado grave.
Os serviços de resgate, no entanto, advertiram que o número de mortos pode aumentar, já que um dos vagões ainda está tombado. O acidente ocorreu às 14h15 GMT (11h15 de Brasília), perto de Baby, entre Katowice e Varsóvia. Segundo a polícia, ao menos 30 pessoas ficaram feridas, mas o balanço poderá aumentar.
As causas do descarrilamento ainda não são conhecidas. Seis helicópteros dos serviços de resgate se encontram no local. Os feridos foram levados para hospitais da região. Cerca de 280 pessoas estavam a bordo do trem, segundo um porta-voz do serviço ferroviário polonês PKP, Lukasz Kurpiewski, falando à TVN24.