Jornal Correio Braziliense

Mundo

Suu Kyi desafía o poder e anuncia viagem 'política'

YANGON - A opositora birmanesa Aung San Suu Kyi, que foi libertada da prisão domiciliar em novembro do ano passado, fará sua primeira viagem "política" fora de Yangon no dia 14 de agosto, apesar das advertências das autoridades, informou sua porta-voz.

Suu Kyi visitará a região de Bago, 80 quilômetros ao norte de Yangon, para a inauguração de uma livraria e se reunirá com participantes de um encontro de jovens, anunciou Nyan Win, da Liga Nacional pela Democracia (LND), o partido vencedora do Nobel da Paz.

A porta-voz classificou a visita de um dia de "política".

No fim de junho, o governo birmanês exigiu que a dirigente e seu partido, oficialmente dissolvido em 2010, interrompam as atividades políticas.

O ministério do Interior escreveu uma carta à LND, na qual informava que a formação violava a lei ao conservar aberta a sede do partido e seguir emitindo comunicados.

Suu Kyi se reuniu no fim de junho com um dirigente do novo governo "civil", o ministro do Trabalho Aung Kyi, responsável nos últimos anos pelas relações entre a opositora e o regime militar.