Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama fala com Sarkozy e Merkel sobre crise na zona euro

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manteve várias conversas por telefone com o líder francês, Nicolas Sarkozy, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, sobre "a evolução da crise na zona euro", informou nesta sexta-feira a Casa Branca.

Obama "destacou as importantes medidas tomadas na cúpula dos líderes da zona euro no dia 21 de julho e a necessidade de sua efetiva aplicação", e salientou "o papel desempenhado pelo presidente Sarkozy e a chanceler Merkel diante dos desafios que apresenta a economia europeia".

Vários líderes europeus mantiveram contato nesta sexta-feira para tratar da situação econômica, no momento em que muitos destes dirigentes estão de férias, mostrando até que ponto a preocupação cresce na Europa e a necessidade urgente de se enviar uma mensagem de tranquilidade aos mercados.

O Banco Central Europeu (BCE) já concordou em iniciar a compra de bônus italianos a partir da próxima segunda-feira, após a promessa do governo em Roma de acelerar a redução de seu déficit, segundo Umberto Bossi, ministro de Reformas Institucionais do governo de Silvio Berlusconi.