Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polícia britânica apreende 1,2 t de cocaína procedente da América do Sul

LONDRES - As autoridades britânicas anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de 1,2 tonelada de cocaína procedente da América do Sul em um iate atracado em Southampton (sul).

A polícia informou que esta é a maior apreensão de cocaína já realizada na Grã-Bretanha.

Além disso, seis pessoas foram detidas por formação de quadrilha internacional de tráfico de drogas, informou a Agência Fronteiriça da Grã-Bretanha (UKBA) e a Agência Contra o Crime Organizado (SOCA).

As autoridades francesas alertaram para a presença desta embarcação suspeita, o iate "Louise", no Caribe em maio passado, e ela foi interceptada em junho em Southampton quando se dirigia para Holanda.

Aparentemente a droga, procedente da América Latina, foi empacotada na embarcação enquanto ela se encontrava na Venezuela.

A polícia holandesa, que trabalhou em conjunto com a britânica e a francesa, prendeu o proprietário do barco, um homem de 60 anos, seus três filhos, de 34, 32 e 27 anos, e outros dois associados, ambos de 44 anos.

A polícia também está procurando dois empresários em Antuérpia (Bélgica), onde confiscaram computadores.

O vice-diretor da SOCA Internacional, David Armond, afirmou que esta apreensão possui uma grande importância para a Europa.

"A apreensão é um grande êxito no esforço internacional para combater o tráfico de cocaína, e realça o trabalho das organizações e as nações que estiveram envolvidas", declarou.

A cocaína encontrada é 90% pura, segundo os investigadores, e o preço de revenda da mercadoria está calculado em 342 milhões de euros.

Gert Rip, promotor público da Procuradoria Nacional holandesa, disse que "40% de toda a cocaína trazida para a Europa é traficada usando rotas de contrabando a partir do Caribe".

"A Venezuela geralmente é utilizada como um ponto de fornecimento para o mercado europeu", acrescentou.