Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tanques do exército sírio bombardeiam bairro residencial de Hama

NICÓSIA - Tanques do Exército sírio bombardearam nesta segunda-feira à noite um bairro residencial próximo de Hama, cidade rebelde do centro da Síria onde uma forte ofensiva já deixou 104 mortos desde domingo, informou um ativista que esteve presente no ataque. "Dez tanques estão bombardeando de forma indiscriminada Dawar Bilal, um bairro residencial da periferia de Hama", declarou o militante por telefone.

A repressão é feita por forças de segurança e pelo Exército contra os opositores ao regime e deixou no domingo mais de cem mortos em Hama, 210 km ao norte de Damasco, e outros quatro nesta segunda-feira. Em outras cidades do país foram registradas 41 vítimas da repressão desde o domingo, conforme contagem da AFP com base em informações dadas por organizações humanitárias.

A violência da repressão fez do domingo um dos dias mais sangrentos desde o início do movimento contrário ao regime, no dia 15 de março.

Diante da gravidade da situação, o Conselho de Segurança da ONU celebrará uma reunião de urgência que começará nesta segunda-feira às 18H00 de Brasília.

O poder tenta há várias semanas dominar a cidade rebelde de Hama, que tem sido palco de diversas manifestações contra o regime. Hama é o símbolo da luta contra o regime desde a repressão de uma revolta da Irmandade Muçulmana em 1982 contra o presidente Hafez al-Assad, pai do atual dirigente, que deixou 20.000 mortos.