Jornal Correio Braziliense

Mundo

Pelo menos 15 pessoas são detidas em protestos estudantis em Santiago

Santiago - Pelo menos 15 estudantes foram detidos na manhã desta segunda-feira (1;/8) em Santiago devido a tumultos registrados após a instalação de barricadas que impediram o trânsito em diferentes pontos da capital chilena, durante protestos estudantis que já se estendem por cerca de dois meses, informou a Polícia.

Estudantes ergueram barricadas -com pneus em chamas- em seis vias da capital chilena, provocando alterações no trânsito na hora de mais movimento na manhã.

A Polícia teve que intervir em alguns casos usando um blindado com jatos d;água e bombas de gás lacrimogêneo. No final das revoltas, 15 estudantes foram detidos, informaram as forças de segurança.

As manifestações são realizadas em meio a protestos realizados há mais de dois meses por estudantes secundários e universitários, que exigem a melhoria do ensino público.

Os manifestantes já ocuparam dezenas de colégios e universidades e três marchas foram organizadas em Santiago,reunindo cerca de 80.000 pessoas cada uma.

A pressão obrigou o governo a mudar o ministro da Educação, Joaquín Lavín, e a nomear em seu lugar Felipe Bulnes, como parte de um plano de mudança do gabinete realizado há duas semanas que incluiu outras oito modificações.

Na semana pasada, os líderes estudantis se reuníram com o novo ministro e entregaram a ele uma proposta, cuja resposta oficial deve ser dada esta semana.