Os Estados Unidos disseram nesta sexta-feira (29/7), após conversações com a Coreia do Norte, que o caminho está aberto para a melhora das relações entre os dois países "se Pyongyang se comprometer com o desarme nuclear". Este é o primeiro diálogo entre os dois países desde a visita de Bosworth a Pyongyang em dezembro de 2009.
"Reiteramos que o caminho está aberto para retomar o diálogo, para melhorar as relações com Estados Unidos e para uma maior estabilidade regional se a Coreia do Norte demonstrar através de suas ações que respalda a retomada do processo do grupo dos Seis" (as duas Coreias, China, Japão, Estados Unidos, Rússia), disse Stephen Bosworth, enviado americano para a Coreia do Norte.
"Como temos dito desde o começo, estas conversações tendem a explorar a vontade da Coreia do Norte de tomar medidas concretas e irreversíveis tendo em vista sua desnuclearização", afirmou aos jornalistas. As conversações de quinta e sexta-feira foram "construtivas e sérias", disse. "Os Estados Unidos consultarão de maneira estreita a República da Coreia e a nossos outros sócios nas conversações do Seis", disse.
O vice-primeiro-ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Kim Kye-Gwan, chegou na sexta-feira de manhã aos Estados Unidos para encontrar-se com Stephen Bosworth. Nenhum dos dois fez comentários.
Estas discussões "exploratórias", segundo a expressão dos Estados Unidos, tinham por objetivo preparar a retomada das negociações dos Seis.