Jornal Correio Braziliense

Mundo

Oitenta pessoas morreram em acidente de avião no Marrocos



Rabat
- Cerca de 80 pessoas morreram nesta terça-feira (26/7) na queda de um avião de transporte militar devido ao mau tempo perto de Guelmim, no sul do Marrocos, segundo comunicado das Forças Armadas.

O avião do tipo Hércules C-130 se chocou contra uma montanha perto de Guelmin, uma cidade conhecida como "a porta do deserto" e situada 830 km ao sul de Rabat. "Há 78 mortos e três feridos graves", indicou um comunicado das Forças Armadas reais. Esse avião das FAR fazia "a ligação Agadir (sul)-Laayoune-Dakhla (Saara Ocidental), levando a bordo 9 membros da tripulação, 60 militares e 12 civis", acrescentou.

A aeronave se acidentou nesta terça-feira às 10h GMT (07h de Brasília), 10 km a nordeste de Guelmim, segundo o comunicado das FAR, que acrescenta que o acidente foi registrado "devido às más condições meteorológicas".

Os três sobreviventes estão em estado muito grave e foram levados para o hospital de Guelmim, segundo uma fonte hospitalar. O comunicado das Forças Armadas marroquinas indicou que os "três feridos" e os "restos mortais encontrados foram levados para o 5; hospital militar de Guelmim".

O rei Mohammed VI enviou "uma mensagem de condolências às famílias das vítimas em sua qualidade de chefe supremo das FAR", disse à AFP uma fonte oficial. Uma investigação foi aberta para determinar as causas exatas do acidente. "O avião se preparava para aterrissar no aeroporto militar quando se deparou com uma imensa coluna de fumaça vinda das montanhas próximas a Guelmim", indicou essa fonte.

Concebido nos anos 1950, o Lockheed C-130 Hércules é um avião de transporte militar americano ainda muito utilizado em diversos países. "É um avião militar utilizado para o transporte de tropas, e também de suas famílias. Ele é muito utilizado no Saara", segundo uma autoridade marroquina.

Este é o mais grave acidente aéreo já registrado no Marrocos. Em dezembro de 2001, um avião bimotor do tipo "Descender" da Polícia Militar marroquina desapareceu no sul do país levando a bordo pelo menos cinco pessoas, incluindo os dois pilotos.

Guelmim é uma cidade importante por suas atividades econômicas e turísticas, principalmente no âmbito do ecoturismo.