Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tiroteio entre pistoleiros e policiais deixa nove mortos no México

Chilpancingo - Nove supostos pistoleiros do crime organizado morreram em uma troca de tiros com policiais perto da comunidade de Zacacoyuca, informou nesta segunda-feira (25/7) a secretária de Segurança do Estado de Guerrero, no sul do México.

O confronto foi registrado na noite de domingo, quando um grupo de policiais que patrulhavam foram alvo de tiros disparados por desconhecidos, detalhou a secretária em um comunicado à imprensa.

"Foi iniciada uma perseguição e um tiroteio, que deixou seis dos indivíduos mortos", sendo que mais dois ficaram feridos, mas morreram em um hospital quando recebiam atendimento médico, e outro foi encontrado morto dentro de um de seus veículos, segundo o comunicado.

No tiroteio, um policial do município de Iguala - onde Zocacoyuca está localizada, uma pequena comunidade de cerca de 1.500 habitantes, zona norte de Guerrero - ficou ferido na perna.

Neste estado e no vizinho, Michoacán, há uma forte presença do cartel Familia, que enfrenta desde o fim de 2010 a cisão dos Caballeros Templarios.

Guerrero é um dos estados mais afetados pela onda de violência ligada ao tráfico de drogas. Segundo uma contagem da imprensa no primeiro semestre de 2011, foram registradas 787 mortes ligadas ao crime organizado.

Segundo dados oficiais e contagens da imprensa, a violência desencadeada pela perseguição aos cartéis das drogas deixou mais de 41.000 mortos no México desde dezembro de 2006, quando o governo lançou uma operação antidrogas com a mobilização de mais de 50.000 militares.