Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rebelião líbia indica ter efetuado ataque em Trípoli na quinta-feira

ROMA - Um representante da rebelião líbia afirmou nesta sexta-feira (22/7) em Roma que na véspera em Trípoli foi registrado um ataque contra lideranças do regime do coronel Muamar Kadhafi, algumas das quais ficaram "seriamente feridas". "Ontem em Trípoli, houve um ataque contra um centro operacional de altos funcionários do regime, entre os quais Seif al-Islam Kadhafi", filho de Muamar Kadhafi, declarou o vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Ali al-Isawi.

O dirigente da rebelião concedeu uma entrevista coletiva à imprensa ao lado do ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini. Segundo Al-Isawi, há rebeldes que "estão se deslocando das montanhas ocidentais para Trípoli", onde o ataque efetuado na quinta-feira deixou feridos.

Este ataque "mostra que, inclusive em Trípoli, há capacidade de reação forte e um sinal muito claro", comentou Frattini. Segundo ele, foi um "ataque com foguetes contra um centro operacional que estava, provavelmente, escondido em um hotel de Trípoli". Ainda segundo o ministro italiano, os alvos deste ataque eram "altos funcionários do regime, entre os quais o filho de Kadhafi, Seif, e o chefe dos serviços secretos, Abdullah al-Senusi".

Na quinta-feira, os insurgentes afirmaram que tinham conseguido se infiltrar na capital. "São pequenos grupos de nossos combatentes", assegurou Fawzi Bukatif, comandante da rebelião em Benghazi.