Jornal Correio Braziliense

Mundo

Quatro policiais morrem e nove são feridos em atentados na Rússia

Moscou - Quatro policiais morreram e outros nove ficaram feridos nesta segunda-feira (18/7) em dois incidentes no Cáucaso russo, palco de rebeliões, sendo um na Chechênia e outro no Daguestão, informou a agência Interfax. Ataques - emboscadas ou atentados - ocorrem quase que diariamente nas repúblicas desta região.

Dois policiais morreram e sete ficaram feridos em uma explosão ocorrida em uma zona montanhosa florestal no sudeste da Chechênia, onde uma era realizada uma operação à procura de insurgentes, afirmou uma fonte da polícia local, citada pela agência, sem dar maiores detalhes.

As outras duas mortes e feridos foram em decorrência de um ataque a um carro da polícia que passava em Kaspissk, no Daguestão, declarou um porta-voz do ministério do Interior local, também citado pela Interfax.

Desde a primeira guerra da Chechênia (1994-1996) travada entre as forças federais russas e separatistas, a rebelião se expandiu gradualmente para fora das fronteiras chechenas, tornando-se em meados do ano 2000 um movimento armado atuante em toda a região d Cáucaso norte.