Jornal Correio Braziliense

Mundo

China pede que Obama cancele encontro com Dalai Lama

Pequim - A China pediu neste sábado ao presidente americano, Barack Obama, que anule sua decisão de receber o Dalai Lama e que não "interfira nos assuntos internos chineses".

Pequim pede a Washington que "anule imediatamente sua decisão de realizar um encontro entre o presidente Obama e o Dalai Lama". O porta-voz do ministério das Relações Exteriores Hong Lei, relembra que os Estados Unidos reconhecem a soberania chinesa sobre o Tibet.

"Rejeitamos com firmeza que qualquer político estrangeiro se reúna com o Dalai Lama, em qualquer forma que seja", destaca o comunicado chinês, que adverte à administração americana para a ação que julgam passível de prejudicar as relações entre os países.

A Casa Branca informou que Obama receberá o Dalai Lama neste sábado (16/7), em um "encontro que mostra o forte apoio do presidente à preservação religiosa, cultural e lingüística única no Tibet e à proteção dos direitos humanos dos tibetanos".

"O presidente reafirmará seu apoio ao diálogo entre os representantes do Dalai Lama e do governo chinês visando resolver suas divergências", comuniaram.

Obama foi criticado no Congresso por ainda não ter recebido o Dalai Lama - que visita Washington desde o início de julho - e por ceder à pressão da China, que considera o líder tibetano como um perigoso separatista. O presidente americano se reuniu com o Dalai Lama no ano passado, o que provocou a ira de Pequim, que acusa o líder religioso de buscar a independência do Tibet.