Jornal Correio Braziliense

Mundo

Grupo de Contato reconhece rebeldes do CNT e pede saída de Kadhafi

Istambul - O grupo de contato sobre a Líbia - formado pelas potências ocidentais e regionais - vai reconhecer o Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão da rebelião líbia) como "autoridade governamental legítima" e pediu que seja formado um governo de transição no país, segundo a declaração final de uma reunião mantida nesta sexta-feira (15/7), em Istambul.

Além disso, o grupo pediu que o coronel Muamar Kadhafi deixe o poder. "Kadhafi deve deixar o poder seguindo etapas definidas que serão anunciadas publicamente", segundo trechos da declaração final.

O grupo de contato pediu também a formação de um governo provisório que garanta uma transição pacífica do poder, segundo o texto ao qual a AFP teve acesso e que será formalmente divulgado ao término da reunião na cidade turca.

"Isso quer dizer que vamos descongelar uma certa quantidade de bens pertencentes ao Estado líbio, já que o Conselho Nacional de Transição (CNT) é que asume agora esta responsabilidade", afirmou o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, à imprensa.