Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mudança permite que alunos não assistam a aulas de religião no Peru

O Congresso do Peru aprovou nessa quarta-feira (13/7) uma alteração na legislação nacional que muda a Lei da Liberdade Religiosa no país. Pela mudança, desde que haja solicitação dos pais, as crianças terão o direito de não frequentar as aulas de religião nas escolas públicas e privadas do país

A norma, apresentada pelo governo, foi aprovada na comissão permanente do Parlamento com 18 votos a favor, dois contra e uma abstenção. De acordo com o texto, os alunos estarão dispensados das aulas de religião ;por motivos de consciência ou em razão das suas convicções religiosas;.

Pela mudança na lei, ficou determinado ainda que as escolas definam um currículo ;não baseado em valores ou princípios religiosos em todos os níveis de ensino;. No Peru, dos 28,6 milhões de habitantes cerca de 98% declaram-se cristãos, dos quais 92% são católicos. No próximo dia 28/7, o nacionalista Ollanta Humala assume a Presidência do Peru. Ele enfrentou uma disputa acirrada com a conservadora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000).