WASHINGTON - O senador republicano John McCain escreveu nesta quarta-feira (13/7) aos líderes do Senado americano para pedir a criação de uma comissão temporária dedicada à segurança na internet e aos vazamentos de informações.
Segundo McCain, que já tinha feito esse pedido, essa comissão é "necessária para desenvolver uma legislação completa no setor da cibersegurança e responder de forma adequada aos riscos internos que representaram o envio de milhares de documentos ao site Wikileaks.
O senador denunciou o excesso de comissões parlamentares e as diversas entidades da administração que atualmente reivindicam sua aptidão para enfrentar os assuntos de cibersegurança.
O pedido do senador surge depois que a organização internacional de ciberativistas "Anonymous" publicou nesta semana uma lista de e-mails e senhas que afirma ter "pirateado" da rede da Booz Allen Hamilton, uma empresa que assessora o Departamento de Defesa americano. "Anonymous" é considerada uma "ameaça" pela Otan por conta dos riscos de invasão ou bloqueio informático que em algumas ocasiões afetou as redes da Aliança Atlântica.