WASHINGTON - A CIA, agência de inteligência americana, está usando uma instalação secreta na Somália para combater extremistas islâmicos, assim como uma prisão secreta na capital somali, afirmou nesta terça-feira a revista The Nation.
O relatório indica que a CIA tem "um complexo fortemente protegido" no litoral do Oceano Índico, que se parece com uma pequena comunidade fechada, com mais de dez edifícios atrás de grandes muros de proteção. O local tem seu próprio aeroporto e é vigiado por soldados somalis, mas com efetivos americanos no controle do acesso, segundo a revista.
A The Nation assegura que o objetivo da mobilização é combater a organização insurgente somali Shebab, ligada à Al-Qaeda e acusada de uma série de ataques contra os Estados Unidos. Ela acrescenta que a CIA "tenta criar uma força de ataque autóctone capaz de ;combater; a Shebab".
A matéria acrescenta que a CIA também utiliza prisões secretas nos sótãos da sede da Agência Nacional de Segurança da Somália (NSA), onde estão os presos suspeitos de serem membros ou de terem ligação com a Shebab.