Jornal Correio Braziliense

Mundo

Embaixada dos Estados Unidos na Síria é atacada

Manifestantes atacaram nesta segunda-feira (11/7) a Embaixada dos Estados Unidos em Damasco, capital da Síria. De acordo com informações oficiais da representação diplomática, o prédio ficou bastante danificado. O ataque foi um protesto à visita do embaixador norte-americano, Robert Ford, à cidade de Hama, na semana passada. No local, foram registrados protestos que acabaram em mortos e feridos.

;Uma multidão atacou a Embaixada dos Estados Unidos. O pessoal da embaixada não ficou ferido;, informou a assessoria da representação diplomática. Para diplomatas norte-americanos, faltou agilidade por parte das autoridades sírias.

De acordo com relatos, os manifestantes protestavam contra a visita que o embaixador Robert Ford fez na última quinta-feira (7/7) à cidade de Hama. A visita, anunciada no próprio dia pelo Departamento de Estado, em Washington, foi criticada pelo governo da Síria.

Segundo integrantes do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, Ford se reuniu com sabotadores e os estimulou a manter os protestos contra seu regime. Nos últimos meses, a comunidade internacional intensificou as críticas a Assad que reage de forma violenta às manifestações contrárias à sua gestão.