Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bashir: êxito do Sudão do Sul também será um êxito para o norte

JUBA - O presidente do Sudão, Omar al Bashir, afirmou neste sábado, durante um discurso em Juba, que o êxito da nova República do Sudão do Sul será igualmente um êxito para Cartum.

"Respeitamos nossos compromissos em relação ao novo Estado do Sudão do Sul, e vamos ajudá-los em seus primeiros passos, já que desejamos que triunfe. Seu êxito será nosso êxito", declarou Bashir ante milhares de sulistas, durante a cerimônia de independência.

Bashir também pediu paz e relações fraternais entre o Sul e o Norte, depois de várias décadas de conflito.

"É nossa responsabilidade comum construir (uma relação) de confiança, que permitirá resolver as questões em suspenso", acrescentou.

O Sudão do Sul se proclamou neste sábado independente oficialmente, separando-se do norte depois de cinco décadas de conflitos que mergulharam o novo país numa miséria da qual espera sair graças a suas ricas reservas de petróleo.

O Sudão reconheceu nesta sexta-feira a futura República do Sudão do Sul, apesar de questões-chave ainda precisarem ser resolvidas entre ambos os países, como o estatuto das províncias fronteiriças em disputa.

Omar al Bashir é alvo de uma ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional por genocídio e crimes contra a humanidade em Darfur, região do oeste do Sudão, onde continua sendo travada uma guerra civil.