LOS ANGELES - A ex-primera-dama americana Betty Ford morreu nesta sexta-feira, aos 93 anos, informou a imprensa em Los Angeles.
Ford faleceu na noite desta sexta-feira, cercada por sua família, revelou um parente citado pela rede CNN.
Betty era "uma inspiração", em particular por seu centro de tratamento contra o vício das drogas, disse outra ex-primera-dama, Nancy Reagan, ao lamentar o falecimento.
"Ela foi a fortaleza do (presidente americano Gerald) Ford durante dias muito difíceis da história de nosso país e eu admiro sua coragem ao enfrentar e compartilhar suas lutas pessoais com todos nós", disse Nancy Reagan em um comunicado.
A viúva do presidente Gerald R. Ford (1974-1977), que também fez campanha pela concientização do câncer de mama e se manifestou abertamente sobre os direitos das mulheres, vivia na Califórnia desde a morte do marido, em 2006.
"Fiquei profundamente triste quando soube da morte de Betty Ford. Ela foi uma inspiração para muitos por seus esforços para concientizar as mulheres sobre o câncer de mama e por seu maravilhoso trabalho no Centro Betty Ford", disse Nancy Reagan.
"Queríamos muitíssimo Betty Ford", disse o ex-presidente George H.W. Bush (1989-1993) ao manifestar seu pesar e o de sua esposa, Barbara.
"Ela era uma maravilhosa esposa e mãe, uma grande amiga e uma primeira-dama valente. Ninguém enfrentou os problemas da vida com mais fortaleza e honestidade e, como consequência, todos aprendemos com estes desafios".
Elizabeth "Betty" Ford lutou contra duas doenças devastadoras - o câncer de mama e as drogas e o álcool - até sair vitoriosa, e após a superação se dedicou a ajudar os outros a seguir seu exemplo.
Falando abertamente sobre sua luta contra o câncer de mama e a dependência a medicamentos e ao álcool, Ford derrubou o estigma que acompanha os dois problemas e ajudou muitos a enfrentar seus demônios.
O Centro Betty Ford para a reabilitação de dependentes de álcool e drogas, em Rancho Mirage, Califórnia, já ajudou dezenas de milhares de pessoas desde 1982.
Elizabeth Ann Bloomer nasceu no dia 8 de abril de 1918, em Chicago, cresceu em Grand Rapids, Michigan, e estudou dança no Bennington College, em Vermont.
Divorciada do primeiro marido, William Warren, conheceu o então tenente da Marinha Gerald Ford, com quem se casou em 15 de outubro de 1948, duas semanas antes da eleição de Ford ao Congresso.
O casal viveu no estado de Washington durante quase três décadas, enquanto Ford subia a ladeira política do Capitólio à Casa Branca.
Ford, que chegou à presidência após a renúncia de Richard Nixon em meio ao escândalo de Watergate, morreu em 26 de dezembro de 2006, também aos 93 anos.